A cidade conta apenas com duas agências bancárias: Banco do Brasil e Bradesco.
O comércio fecha cedo, não conta com grandes lanchonetes ou uma orla lagunar e na pousada nada servem além das refeições tradicionais, por isso, aconselho ir cedo à um supermercado comprar lanches rsrsrs, principalmente se estiverem com criança como eu.
Na minha opinião, um dia é mais do que suficiente para se ficar em Piaçabuçu, afinal o que tem de atrativo na cidade é apenas o Passeio até a Foz, por isso, basta se programar sair cedo de casa ou do hotel e ao entardecer todos estarão retornando muito satisfeitos, eu garanto. Mais que isso, torna- se cansativo e repetitivo, a não ser que queiram permanecer lá e irem até a Praia de Pontal do Peba (que particularmente não vejo graça alguma, carros transitam normalmente nas areias, quase atropelando os pedestres), não recomendo.
Vamos ao tão falado passeio :
Realmente é tudo aquilo que dizem e muito mais!!!!
Mas como já falei no início, a falta de infraestrutura na área do turismo acaba prejudicando a ida até lá. Calma, nada que consiga estragar o percurso que dura em média 45min de travessia. Para quem vai acompanhado de crianças como eu, recomendo que levem suas lancheiras, pois lá nada tem além de muita água e areia. E parece que as crianças adivinham isso rsrsrs, então para evitar aquela carinha de fome e sede,previna-se!
Ao chegarmos a parte onde aparecem as dunas móveis o cenário é maravilhoso, coisa de cinema, não há quem resista. A subida é cansativa, mas a vista lá de cima vale muito a pena!! E para quem gosta de fotografar, eis um prato cheio. Minha máquina, não é profissional e consegui registrar desse jeito, imagine quem levar uma Canon ou Nikon de última geração!!
Ahhh, o barqueiro você negocia na beira do rio lá em Piaçabuçu. Próximo da pousada que falei no início. Como fomos em 9 pessoas o passeio nos custou R$ 150,00 ( com direito a banho, fotos e muita resenha).
Vale muito a pena fazer esse passeio, além de puro lazer ecológico, cultural e histórico (pois o barqueiro nos conta tudo sobre o rio mais famoso da região), o cenário é deslumbrante!
E detalhe, o lugar não foi explorado ainda, por isso aproveite muittoooooo!!!!
Como chegar: De carro:
Piaçabuçu: acesso pela AL-101 a partir da praia do Francês.
Penedo: acesso pela AL-225 a partir de Piaçabuçu
Onde ficar: Pousada Santiago - Centro
Diárias em torno de 80,00
Curiosidades:
Piaçabuçu é um município do estado de Alagoas, no Brasil. Tem uma população de 19 087 habitantes (2011) e um território de aproximadamente 293 km².(IBGE/2007). Sua altitude média é de cinco metros acima do nível do mar, e tem uma temperatura média de 22 °C. O município situa-se entre o oceano Atlântico e Rio São Francisco, que o presenteia com o conjunto de belas praias urbanas. É conhecida como a "Capital Alagoana das Palmeiras". Grande parte da economia da cidade gira em torno do turismo, em especial do passeio ofertado por diversos barcos particulares à foz do Rio São Francisco que banha a cidade. Um dos mais famosos barqueiros locais é conhecido como o "Delta do São Francisco". Piaçabuçu está situada ao sul do estado de Alagoas, na divisa com o estado de Sergipe, e caracteriza-se por suas águas calmas e areia fina e escura. Destacam-se as extensas formações de dunas encontradas por toda a praia, especialmente na desembocadura do rio São Francisco. Piaçabuçu também possui o maior e mais lindo arquipélago em Alagoas: é formado por 9 ilhas, as quais somam quase 4 quilômetros de extensão, banhadas pelo Rio São Francisco. Fonte: Wikipédia
Então vamos as fotos!!!
Local de saída para a travessia até a Foz do Rio São Francisco |
O momento mais esperado do passeio: O encontro do Rio com o Mar |
Quando a maré vai subindo, as águas se misturam (doce do rio e salgada do mar)
Vista de cima das dunas...
Quilômetros de muita areia...
Manguezais
Vista de cima das dunas...
Cabanas dos nativos da região
Nenhum comentário:
Postar um comentário